Mazda RX 792P

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Aí está mais um lindo protótipo Japonês, o Mazda RX 792P, construído para disputar o IMSA GT Championship na categoria GTP. Teve uma carreira curta, com apenas dois carros correndo em 1992, e logo depois a fábrica abandonou o projeto. O nome vem da combinação do nome do Mazda RX-7 de rua, com o ano em que correu (1992) e a letra "P" de "Protótipo", daí RX 792P.

Alguns fatores levaram a fábrica a investir nesse carro. A vitória em Le Mans em 91 com o Modelo 787B e a consequente proibição da Fia dos motores 4-rotor nessa competição, os bons resultados do RX-7 na classe GTO do IMSA, e o fato de que o IMSA ainda permitia a utilização dos motores rotativos. Assim o motor R26B 2.6L com 690HP foi para os EUA com os devidos ajustes para as corridas mais curtas e os circuitos menores. Ao todo foram construídos três carros.

Na primeira e na segunda corrida em que participou, o primeiro carro teve que abandonar pois pegou fogo devido ao contato do escapamento com a carroceria. Na terceira corrida, já com dois carros, os resultados não foram mais empolgantes, um acidente nos treinos e um 15º lugar. Já na quarta corrida os carros mostraram algum potencial, terminando em 3º e 4º lugares. Daí em diante alguns resultados medianos, outros melhores como um 2º lugar, mais algumas quebras e a decepcionante 6ª colocação no mundial de construtores.

No final da temporada vários acontecimentos influenciaram a descontinuação do projeto, como o anúncio da IMSA que após a temporada de 93 a categoria GTP seria substituída por outra com protótipos "open-cockpit", ou sem capota, fazendo com que o modelo RX 792P tivesse apenas mais um ano de corrida antes da fábrica ter que desenvolver outro carro novo. Mesmo assim a Mazda USA conseguiu uma verba, bem inferior a dos concorrentes, para participar da temporada de 93, só que a Mazda Corporation no Japão, que fornecia os motores, anunciou que estava saindo das corridas e descontinuando o programa experimental de motores, que incluía o 4-rotor. Sendo assim, com a verba e o carro mas sem o motor, foi o fim do belo RX 792P.


3 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Um belo Protótipo, uma trágica história, seria bom se as marcas nipônicas despontassem de novo nas provas GT pelo mundo,uma vez que as marcas européias dominam o campeonato, não que isso seja ruim, mas a diversificação seria um aforma até de encher os olhos dos expectadores.

Parabéns pelo Post Pipe,

abs.

Lui George disse...

Poxa Pipe, belo post. Nunca imaginei que esse carro fosse de 92, pelas linhas e pela belissima pintura chutaria que esse carro fosse do fim da década de 90, pena que não teve uma trajetória de sucesso.
Abraço

Pipe disse...

Fala Alysson, valeu cara.
A história não condiz com a beleza do carro mesmo, uma pena. Mas concordo contigo, está na horas dos japoneses voltarem a ganhar alguma coisa no cenário internacional das corridas de gt. Eles até estão tentando, mas ainda está meio discreto perto do início da década de 90.
Falou, abraço.

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Fala Lui, obrigado cara.
Realmente o carro parece a frente de seu tempo com um visual diferenciado, mas acho que é uma característica dos japoneses em geral nesse tipo de carro, só é de lamentar mesmo ele não ter correspondido nas pistas. Se unisse a beleza a vitórias teria marcado época.
Abraço.