Lotus 64 - Michael Andretti

Posted Posted by Pipe in , , , , Comments 6 comentários



Mais um postzinho rápido pra fechar o dia. Não sei que carro é esse, onde peguei a imagem não dizia e no nome do arquivo também não diz, eu chutaria ser um Fórmula Indy da década 70 com motor Ford, porque não me parece um F1, mas imagino que os experts no assunto saberão dizer ao menos se meu chute está correto. Como a paisagem em volta não mente, ele apareceu em Goodwood recentemente. Achei bonito, ainda mais com essa bela pintura da stp, marca famosa no automobilismo.

* Atualizado
Meu palpite estava certo, é mesmo um carro de Fórmula Indy conforme alguns amigos disseram. Mas ao contrário do que o pessoal estava achando não é o Brawner-Hawk que deu a vitória a Mario Andretti na Indy 500 em 1969 e tem a pintura muito parecida, mas sim a Lotus 64 com que ele se acidentou durante os treinos para essa corrida. Com essa informação do Brawner-Hawk que passaram eu dei uma pesquisada e acabei achando mais detalhes desse carro.

Colin Chapman se empolgou em projetar esse carro para a Indy 500 após uma mudança no regulamento da tração integral daquele ano, onde carros com rodas mais estreitas poderiam correr. Esse modelo foi criado com base no chassi da Lotus 56, e tinha um motor Ford V8 Turbo 2.6 com 700HP, e a transmissão e a caixa também do modelo 56. Três exemplares foram inscritos para a prova de 1969, e durante os treinos uma quebra na manga traseira do carro de Mario Andretti provocou um grave acidente que destruiu o carro e o piloto teve que ir para o hospital por conta de queimaduras no rosto. Após uma análise constataram que o problema tinha ocorrido por erro de projeto e não seria possível corrigir em tempo hábil para a corrida, e assim os três carros foram retirados da prova. Andretti correu então com o Brawner-Hawk da última foto e venceu a corrida.

Esse episódio abalou muito Chapman que chegou a afirmar que mandaria os carros de volta para a fábrica, cortaria eles e enterraria para que fossem esquecidos. Ele acabou não fazendo isso, apenas abandonou os carros em um galpão da equipe, mas após esse fracasso nunca mais projetou carros para correr em Indianápolis. Triste fim para o belo carro.

Lotus 64 original da época que acabou destruída após acidente.

Brawner-Hawk que venceu a Indy 500 em 1969 com Mario Andretti.

6 comentários:

Mauricio Morais disse...

Sei que este carro foi pilotado pelo Mário Andretti nas 500 milhas de Indianápolis de 1969. Será um Chaparral?

Tohmé disse...

acho que é o brawner hawk do andretti...ou não.

Claudio Paes Leme disse...

Pipe.
boa noite.

O carro é um Brawner-Hawk 1970 que foi pilotado na Indy 500 por Mario Andretti, vencedor do ano anterior com um carro da mesma marca, numero e patrocínio. Como curiosidade em 69 Andretti iria pilotar um Lotus, mas bateu nos treinos e utilizou o parabrisas do carro no Hawke e ganhou.

um abraço.

Claudio Paes Leme

Tohmé disse...

caceta, ainda bem que usei a palavra "acho".
Lotus 64?

Claudio Paes Leme disse...

Pipe,
boa noite.

Lotus 64, prazer em conhecê-lo.

Na minha opinião carro parece muito mais o Lotus 63-F1 tração nas quatro rodas que foi pilotado por John Miles e pelo próprio Andretti em 69 do que o 56 cujo "filhote" para a F1 foi o 56B pilotado pelo Emerson em Monza em 71 com as cores dourada e preta da worldwide racing.

Abraço

Pipe disse...

Fala MaurIcio,
Você acertou em cheio a prova e o ano, o carro q é um pouco diferente, mas valeu as informações.
Abraço.

--------------------------

Fala Tohmé,
Pois é cara, você chegou perto, é quase isso, rs. Mas é um Lotus 64 mesmo. Depois q vc falaram do Brawner-Hawk eu fui atrás e acheis as infos.
De qualquer forma valeu a participação.
Abraço.

--------------------------

Fala Claudio,
Primeiro valeu pelas informações, foram muito úteis para que eu achasse mais detalhes dessa máquina.
Eu também conheci esse carro agora, não fazia nem idéia do que era, você pelo menos chegou perto, rs.

O carro lembra a Lotus 63 mesmo, mas também acho q tem muita da 56, não sei. Cada hora q eu olho penso uma coisa, rs. Agora a 56B é demais, linda, vou falar dela qualquer dia desses.

Abraço.