Grupo B: Audi Sport Quattro / S1

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Audi Sport Quattro S1 do Grupo B.

Continuando com a mini-série... logo após o Quattro A2, ainda em 1984, a fábrica lançou o Audi Sport Quattro, o primeiro Grupo B de verdade, desenvolvido especificamente para isso, e que tinha uma série de atualizações em comparação ao modelo anterior. O motor passou a ter 450HP, e esse carro foi responsável pela temporada mais vitoriosa da Audi no rally, conquistando os títulos de pilotos e construtores. Não vou entrar em maiores detalhes dele pois é bem parecido visualmente com os que vimos no post anterior, e esse post aqui é mais sobre o próximo e mais marcante modelo, o Audi Sport Quattro S1.

Com a chegada do Peugeot 205 T16 no final de 1984, a Audi se viu seriamente ameaçada pelo mini-foguete francês e resolveu investir mais na evolução do Sport Quattro, mesmo tendo ele se saído tão bem. Surgiu então no final de 1985 o Sport Quattro S1 com seu visual radical e diferenciado, com uma asa traseira enorme e um body kit super agressivo que tinha o objetivo de aumentar o downforce. Mas a maior diferença estava no motor, que fez do S1 o carro de rally mais potente da história, começou com 500HP e chegou a ter 600HP em 1986. No entanto o nível dos competidores também havia evoluído e o S1 só conquistou uma única vitória, no rally de San Remo de 85. Em 86 com o acidente fatal de Henri Toivonen a Audi se retirou do Grupo B, mas revelou que tinha um motor de 1.000HP pronto, que acabou nunca sendo usado, e que os pilotos que testaram haviam considerado indirigível.

Essa potência absurda do S1 junto com os 1.090kg de peso fazia ele atingir 100km/h em apenas 3,1 segundos, marca igual a de superesportivos. Por conta disso e por querer conquistar maior visibilidade no mercado norte-americano, a Audi também resolveu inscrever o S1 na famosa subida de Pikes Peak em 1985, e logo de cara venceu com Michèle Mouton batendo o recorde. E venceu também em 1987, só que com Walter Röhrl na pilotagem. Esse sucesso e a exposição nos EUA fez a Audi decidir participar da TransAm em 1988, e acabou no desenvolvimento do magnífico Audi 90 Quattro IMSA GTO, que já vimos nesse post.

Sem dúvida essa família Quattro tem muita história para contar, e está marcada para sempre na história do automobilismo e principalmente do rally. Pelo sucesso que a Audi conquistou nas pistas e nas ruas nos anos seguintes, e pela quantidade de carros 4x4 que vemos hoje, se tem uma noção do legado que esses carros deixaram.


Audi Sport Quattro S1 que competiu em Pikes Peak nos EUA.

Audi Sport Quattro de 1984.

Audi Sport Quattro de Michèle Mouton em Goodwood em 2006.

2 comentários:

Lui George disse...

a audi tinha pronto um motor de 1000cv!!!! wow, imagina se tivesse chegado a disputar corridas, realmente seria insano, e extremamente perigoso...
Entao Pipe, não sei se voce acompanhou a Corrida dos Campeôes desse ano que aconteceu nesse fim-de-semana na Alemanha. Uma das organizadoras do evento é a Michele Mouton, que foi dar umas voltinhas de apresentação com o lendário Audi S1, e olha só o que aocnteceu: http://migre.me/2yrrN
abraço

Pipe disse...

Fala Lui,
Pois é, imagina esse monstro nas pistas, assustador, por isso q quem testou considerou "inpilotável", seria batida e morte na certa.
Mas se vc for ver, hoje em dia aqueles doidos que sobem o Pikes Pike nos EUA usam carros de mais de 1.000 HP, só que os tempos são outros também né, e existe muito mais preparo e segurança.

Mas então, eu não acompanhei a corrida não, uma pena, eu me amarro em ver mas nem me liguei que ia rolar. Aí essa semana eu vi esse mesmo vídeo que vc me mandou em outro blog na internet. Realmente impressionante como o carro capota, ainda bem que devagar, mas vai dar um trabalhinho pra Audi concertar. Será que vão mandar a conta pra Michelle? rs. Deixa quieto, foi azar mesmo de ter pego na zebra, ela pilota/ pilotou muito, vão falar o q?

Abraço e valeu pelo link.